O sistema de tratamento de água que abastece Itajaí e Navegantes ainda não conseguiu produzir o suficiente para atender a demanda na noite de terça-feira (05). A água bruta captada no canal do rio Itajaí-mirim se mantinha com turbidez mais de 30 vezes acima do limite de funcionamento dos equipamentos.
A turbidez excessiva foi causada por fortes chuvas que atingiram o Alto Vale do Itajaí neste final de semana. Em Vidal Ramos e Imbuia, onde ficam as principais cabeceiras do Itajaí-mirim, as margens do rio sofreram desbarrancamentos e toda a lama gerada vem descendo pela correnteza, até chegar na foz, onde fica a cidade de Itajaí e o Semasa capta a água para tratamento.
“Todos os municípios na região têm dificuldades por causa desses eventos, mas nós, devido à nossa posição geográfica, recebemos os problemas que vão acumulando ao longo do percurso” acrescenta José Adriano Kielling, Engenheiro Químico do Semasa e responsável pelo tratamento de água na autarquia.
O Semasa pede economia de água por parte de toda a população de Itajaí e de Navegantes. Com essa colaboração, a água potável que resta na rede alcança mais imóveis e os problemas são reduzidos. Adiar atividades não-urgentes e evitar desperdícios é essencial.
O Semasa ainda não pode fornecer uma previsão de normalização na distribuição de água, devido ao grande número de fatores que influenciam o quadro. Tendo como referência as condições do rio na altura de Brusque, é provável que a turbidez se reduza lentamente, permitindo o aumento da vazão de tratamento nesta quarta-feira (06).