Um projeto desenvolvido no município de Navegantes, através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, foi apresentado no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. O case de sucesso foi escolhido entre os municípios da AMFRI para representar a região, devido ao aumento expressivo de vacinação entre crianças e adolescentes no último ano, em Navegantes.
O secretário de Saúde de Navegantes, Dr. Pablo Sebastian Velho, explica que o avanço na quantidade de aplicação de doses na cidade, em boa parte se deve à parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, referente à exigência da emissão de certificado de vacinação, para a realização da matrícula e rematrícula das crianças nas escolas.
É importante destacar que o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais Isabela Antônio Pereira, Tiago Lopes e Pablo Sebastian Velho, surgiu da preocupação em ampliar o número de imunizações, e a partir do momento que foi vinculado à matrícula e rematrícula escolar, os pais e responsáveis buscaram as Unidades Básicas de Saúde para regularizar as cadernetas de vacinação que estavam com as vacinas atrasadas.
“Foi uma grande honra trazer um projeto que está dando bons resultados em Navegantes, para um evento dessa natureza, que busca o aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS”, finaliza o secretário.