Há 11 anos as notas de abertura do Projeto Cultural Musicando na Escola alcançam o coração dos participantes e se mantém no ar com melodias que se conectam com o público escolar.
É a 11ª edição do Projeto Cultural Musicando na Escola, contemplando oito escolas com oficinas de canto e de ritmo. Os músicos tocam despretensiosamente para deixar o aluno mais seguro e apresentam a história da música, as técnicas vocais, ensinando com todo o conhecimento e habilidade os tópicos importantes sobre o universo musical.
Um dos destaques do projeto são os instrumentos confeccionados a partir de lixo reciclável, levando a mensagem da importância da sustentabilidade ambiental.
No pátio da Escola Professora Vilna Correa Pretti, localizada no bairro São Domingos, que é o palco do Musicando na Escola nesta semana, a aluna do sexto ano, Maria Eduarda Lobo, contempla um instrumento musical ao se preparar para a seleção dos alunos que vão participar do Festival de Música Estudantil.
“A música é o mundo desses professores e isso de alguma forma me inspira a conhecer mais sobre os ritmos. Os músicos desse projeto são os nossos grandes incentivadores no despertar do nosso talento musical”, afirma a estudante.
Já na sala da seleção está a aluna do oitavo ano, Josnica Leonard, atenta à explicação dos professores e fica emocionada quando a avaliação é de quem tem afinação e uma potência na voz.
O músico Maykow Santos convida a todos para participarem do Festival de Música Estudantil, que acontecerá no dia 18 de novembro, no período vespertino, no C.E.M. Profª Maria De Lourdes Couto Cabral – CAIC, que serve de encerramento para o projeto.
“Será um grande momento para fechar mais uma edição do projeto. Levar a música para a escola nos energiza, afinal são tantos talentos revelados que nos emociona. A cada edição do Musicando na Escola, ultrapassamos os obstáculos para alcançar mais estudantes e levar música de qualidade”, menciona.
Vale destacar que o Musicando na Escola é um projeto patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes, através do Fundo Municipal de Cultura. Mais informações no site da Prefeitura.
Texto e fotos: Divulgação SECOM