Uma comitiva de autoridades de Navegantes desembarcou em Brasília/DF, na segunda-feira (27), para requerer recursos federais para o município nas áreas da educação, saúde, agricultura e direitos humanos. As autoridades solicitam ainda verbas para custeio de programas destinados ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência, por meio da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Navegantes.

Integram a comitiva a presidente do Legislativo, vereadora Adriana Macarini (PL), os vereadores Gabriel dos Anjos (PSC), Lú Bittencourt (PL) e Sol Dapper (DEM), o prefeito Libardoni Fronza (DEM), a diretora do Legislativo, Natally Oliveira Francisco e a assessora Samantha Silva. Nesta terça-feira (28), serão realizadas audiências em Ministérios e gabinetes de deputados e senadores da bancada catarinense. Na quarta-feira (29), o trabalho segue na capital federal, data em que as autoridades retornarão à Navegantes.

Saiba mais sobre os pedidos apresentados

Na área da saúde está sendo solicitada a aquisição de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e a implantação de duas grandes obras para o Bairro Nossa Senhora das Graças: a construção de uma Unidade Básica de Saúde de grande porte e com horário de atendimento estendido, para implantação do programa “Saúde do Trabalhador”, e a instalação de um polo do projeto “Nadar – Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional, no CEU das Artes.

Para a agricultura e pesca, foram apresentados pedidos para possibilitar a aquisição dos seguintes equipamentos para atendimento de mais de 200 famílias de produtores rurais: um caminhão caçamba basculante com capacidade para 12 m³, uma mini escavadeira hidráulica de 5,5 toneladas, arado de quatro discos reversíveis e um espalhador de calcário tipo reboque, com capacidade para 6 toneladas.

Na educação, os pedidos contemplam mais de R$ 900 mil para aquisição de materiais esportivos para escolas de nível fundamental e brinquedos para creches. E, também, mais de R$ 550 mil para implantação do programa Educação Conectada, que tem por objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre ou satélite, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Ampliação da rede de atendimento às mulheres

Através da Procuradoria Especial da Mulher foram apresentados dois pedidos com o intuito de instalar em Santa Catarina uma Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento e atendimento humanizado que presta assistência integral e humanizada às mulheres em situação de violência, e aplicar em Navegantes o programa “Qualifica Mulher”, com a finalidade de estimular ações de qualificação profissional e empreendedorismo que promovam a autonomia econômica das mulheres.