Na madrugada desta sexta-feira (05), no curso da *Operação Presença* em Navegantes, policiais militares do setor de inteligência detinham informações acerca do tráfico de drogas promovido por dois homens na região.
Diante disso, por volta da 01:40h, uma guarnição ostensiva realizou a abordagem policial dos dois homens, ambos de 19 anos, próximo à BR-470, na região do Porto Escalvado, no município de Navegantes.
Na ocasião, um dos suspeitos tentou fugir da guarnição, adentrando à região de mata, sendo detido logo em seguida. Em revista pessoal, foi encontrada uma porção de maconha, pesando cerca de 50 gramas. Em virtude da inexistência de outros elementos indicativos da traficância e da alegação de que a droga seria para uso pessoal, foi lavrado um termo circunstanciado e os homens foram liberados.
Em continuidade ao monitoramento dos suspeitos, por volta das 5h, os dois homens foram novamente abordados, por guarnições do 25º BPM e do Choque, quando chegaram na residência situada na rua João de Freitas, bairro Santa Lídia, no município de Penha, onde também se encontrava uma mulher de 19 anos.
Em buscas pelo imóvel, foram localizados e apreendidos diversos tabletes e porções de maconha, totalizando 3,372 Kg da droga, além de dinheiro em espécie, balança de precisão, faca e telefones celulares, todos utilizados para o comércio espúrio. Em entrevista pessoal, os envolvidos confessaram a prática criminosa.
Diante disso, os três autores foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia de Balneário Piçarras, para as providências legais.