O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) tem o compromisso com a Educação Ambiental. Diante dessa responsabilidade com a população de Navegantes, ele tem promovido palestras nas escolas e distribuição de cartilhas educativas sobre diversos temas.

Nesta semana, a equipe técnica do IAN ministrou uma palestra na Escola Municipal Professora Badia de Faria, no bairro Hugo de Almeida, e contou com a participação dos vereadores Sorilei Thiele Dapper, Andrew Filintto Laurentino e Lorival Kempner.

O intuito da palestra foi sensibilizar a comunidade sobre as questões de maus tratos e abandono de animais. A ação faz parte das atividades planejadas em alusão à campanha do Julho Dourado.

O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, mencionou que a principal finalidade desta ação foi de orientar a comunidade escolar e os moradores sobre as questões legais de abandono e maus tratos, adoção e posse responsável de um animal, importância da castração e como cuidar de seus animais domésticos.

“Fizemos a palestra educativa com os alunos da escola e foram feitas abordagens nas casas próximas onde houve denúncias sobre crimes contra animais, conforme o relato que recebemos haviam pessoas atirando com arma de chumbinho em cachorros. Nas abordagens, foram observadas duas situações potencialmente insalubres para os animais e os proprietários notificados para realizarem as adequações”, explicou o chefe do IAN.

O superintendente enfatizou sobre a importância de informar à comunidade escolar das novas maneiras de pensar e agir sobre a proteção dos animais.

Vale ressaltar que a penalidade para quem pratica crimes contra animais pode chegar a cinco anos de reclusão e multa.