Na semana passada, aconteceu a solenidade de inauguração de três postos guarda-vidas na cidade, uma parceria entre a Prefeitura de Navegantes e o Corpo de Bombeiros Militar. A ação visa potencializar a prevenção aquática nas praias do município e proporcionar um melhor ambiente de trabalho aos guarda-vidas.

Os novos postos 1, 3 e 13, localizados nas praias do Pontal, Central e Meia Praia, possuem uma moderna estrutura de concreto armado, com amplo corrimão. Há, em todos eles, dois pavimentos e ambiente interno com banheiro e lavabo. A porção frontal da área de vigia é composta de vidro, para melhor visibilidade, assim como as esquadrias, as quais são feitas de vidro temperado de correr, o que facilita a saída dos profissionais. O deque é de madeira, e o guarda-corpo é confeccionado em aço.

Visando à proteção contra a maresia e erosões, as estacas dos postos chegam a seis metros de profundidade. Outra característica importante da estrutura é o seu sistema de fossa, filtro e vala de infiltração do tipo wetland, que atende à demanda sustentável e de proteção ao meio ambiente.

O novo modelo de posto guarda-vidas foi desenvolvido pelo arquiteto e secretário de Governo de Navegantes, Dagmar Oliveira, e a intenção do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é replicá-lo em outras praias do estado.

Os investimentos da obra correspondem a R$ 419.448,04, dos quais R$ 300.000,00 são provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado estadual e ex-comandante do CBMSC, coronel Onir Mocellin. O valor restante corresponde a recursos da Prefeitura de Navegantes.