COVID – 19 / Boletim 143 – Dia 04/08/2020 – 18h
O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Navegantes (DVE) informa o boletim do novo coronavírus nesta terça-feira (04). Foram registrados 52 novos casos da doença, sendo 23 homens, com idade entre 14 e 65 anos, 26 mulheres, com idade 20 e 79 anos, além de três crianças, com idade entre 5 meses e 11 anos. O município lamenta a 33ª morte por Covid-19, uma mulher de 74 anos, portadora de comorbidades, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, que estava internada na UTI do Hospital Marieta, em Itajaí.
O total de pessoas infectadas é de 1784. Dessas, 1101 pessoas estão recuperadas, 636 em isolamento domiciliar, 14 pessoas hospitalizadas (3 na UTI e 3 no quarto do Hospital Marieta em Itajaí, 1 na UTI em Joinville, 1 na UTI em São José, 1 na UTI no Hospital em São Paulo, 5 no Hospital de Navegantes), além de 33 óbitos.
Obs: O Departamento de Vigilância Epidemiológica do município informa que de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os óbitos só entram no boletim, quando a declaração de morte por Covid-19 é enviada para o município. Desta forma, mesmo tendo informações de familiares de pacientes que faleceram em consequência do novo coronavírus, o caso só pode ser contabilizado após o envio do documento para o município, o que algumas vezes, leva alguns dias.
Casos descartados
Nesta terça-feira, 84 pessoas realizaram o exame e o resultado foi negativo. Desta forma, o total de pessoas no município com teste negativo é de momento é 2784.
Orientação para quem apresentar sintomas
As pessoas que apresentarem sintomas e que desejarem atendimento, podem se dirigir ao Centro de Triagem no Ginásio de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, que funciona todos os dias, das 07h às 19h. É importante destacar que para realizar o exame, é preciso se dirigir até o local e passar pelo atendimento médico, que vai solicitar o exame conforme o tempo dos sintomas, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. A prevenção para o avanço do vírus nesse momento é que as pessoas que puderem, fiquem em casa e façam o isolamento social.
IMPORTANTE: Em caso de sintomas mais graves, o paciente deve ir direto ao Hospital.