“Proporcionar o acesso à saúde para todas as pessoas é o que nos motiva a trabalhar todos os dias, cada vez mais”

Com essa frase, o gestor de uma das pastas mais importantes do Governo, a Saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho, médico infectologista concursado e atualmente, secretário de Saúde, respondeu à pergunta sobre a implantação do horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde, em Navegantes. Com uma planilha em mãos, ele apresenta em números, a aceitação do projeto e adesão da população.

Para se ter uma ideia, o horário estendido iniciou no mês de fevereiro de 2023, quando os relatórios apontavam em média, 10.583 atendimentos médicos mensais, distribuídos em todas as Unidades Básicas de Saúde. No mês seguinte, em março de 2023, esse número subiu para 14.767. E ainda, se fizermos um comparativo do mês de abril de 2023, quando foram registrados 13.218 atendimentos médicos em todas as Unidades de Navegantes, e no mês de abril de 2024, foram 23.150 atendimentos médicos.

Desde a implantação do horário estendido, o acesso aos atendimentos aumentou em 118,75%

Se compararmos o mês de implantação do projeto (fevereiro de 2023), quanto tínhamos 10.583 atendimentos mensais, e hoje, com o último levantamento em abril de 2024, os números apontam 23.150 atendimentos médicos em um único mês, nós mais que dobramos esse acesso aos pacientes, o que nos deixa com muita gratidão em ver que o serviço está chegando nas pessoas.

Fev/23 (10.583 atendimentos)  –  Março/23 (14.767 atendimentos) =  39,54 %

Abril/23 (13.218 atendimentos)  –  Abril/24  (23.150 atendimentos) =   75,14 %

Fev/23 (10.583 atendimentos)  –  Abril/24 (23.150 atendimentos) =   118,75 %

“Embora os números nos mostrem que estamos evoluindo, nós continuamos na luta, porque sabemos que mesmo com esses dados significativos, precisamos proporcionar ainda mais acesso e estamos trabalhando para isso”, enfatiza o secretário.

Ele fala que por ser médico e atuar mais de 10 anos na cidade, e também em diversos municípios da região, ele sabe das necessidades encontradas na Saúde e entende que ainda há muito a ser fazer, mas que Navegantes deu um grande passo, servindo inclusive de exemplo para outros lugares, por conta da implantação do atendimento com horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde, em pontos estratégicos da cidade.

Dr. Pablo destaca ainda, que o projeto, aceito de imediato pelo prefeito Liba Fronza, tem como objetivo principal, proporcionar o cuidado com a saúde de todo cidadão, seja para tomar uma vacina, seja para um atendimento médico, àquelas pessoas que não conseguem se dirigir ao Posto de Saúde durante o dia, por motivo de trabalho, ou de não ter com quem deixar seus filhos, ou ainda, por qualquer outro motivo que as impeça de sair.

Horários estendidos em quatro pontos estratégicos

As UBS que oferecem o horário ampliado são: Central, Machados, São Paulo e Gravatá. Essas Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e ainda, abertas aos sábados, das 8h às 17h, em ambos os casos, sem fechar para o almoço.

Ele explica que são oferecidos nos horários estendidos, serviços fixos em todas as UBS, como atendimentos médicos e de enfermagem, e ainda, atendimentos pontuais de vacinação e odontologia.

Excepcionalmente nesse momento em que o país inteiro atravessa uma epidemia de dengue, influenza e ainda, muitos casos de covid-19, essas doenças são as que mais tem aparecido em busca de atendimento. Pelo mesmo motivo, as consultas com horários agendados foram suspensas, mas, todos os médicos seguem trabalhando nas Unidades, para atendimentos de livre demanda, para os casos de urgências.

Opinião de quem usa o serviço

Na quarta-feira (08), por volta das 18h30, a promotora Maria Luiza Oliveira do Canto foi até a UBS Central em busca de atendimento, com todos os sintomas de dengue. O teste foi realizado e o resultado positivo para a doença. Ela diz que não é a primeira vez que vai na Unidade no período noturno e que desde que esse horário passou a ser oferecido, facilitou muito a sua vida. “Tenho um filho autista e por esse motivo, qualquer mudança na rotina afeta a família toda. Com esse horário a noite na UBS, é muito mais fácil pra gente se organizar em casa, alguém fica com ele e eu venho em busca de atendimento. O mesmo acontece quando algum outro membro da família precisa ser atendido”.

Outro paciente que também menciona a satisfação com a disponibilidade do horário estendido é o motoboy Olímpio Vilmar Duarte, que busca atendimento sempre fora do horário comercial. “Esse horário que está sendo oferecido é uma maravilha pra gente que é trabalhador”, afirma Olímpio.

As técnicas de enfermagem, Valdete Luciano Corrêa e Marilene de Oliveira Santos, que trabalham sempre no horário estendido, afirmam que o movimento é constante e que a adesão da população foi muito grande, e que a grande maioria de pacientes afirma que facilita o acesso à saúde para quem não consegue buscar atendimento em horário normal.