A preocupação da Saúde do município em manter elevado o índice de vacinação, em especial, das crianças e adolescentes, resulta em uma série de ações para que Navegantes consiga de fato, fazer a sua parte na erradicação e no combate à diversas doenças. Neste mês, entre os dias 14 e 28 de outubro, com o Dia D marcado para 21 de outubro (sábado), a cidade se mobiliza em uma grande Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos

Além disso, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em que exige a emissão de certificado de vacinação, para a realização da matrícula e rematrícula das crianças nas escolas, já aponta um avanço no número de crianças e adolescentes vacinados em Navegantes. Esse projeto inclusive, foi escolhido entre os municípios da AMFRI para representar a região e ser apresentado pela equipe da Saúde de Navegantes, no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido no mês de julho, na cidade de Goiânia.

Onde vacinar durante os dias de Campanha (14 a 28 de outubro)

A campanha acontece em 10 unidades básicas de saúde: Central, Machados, São Paulo, Gravatá, Meia Praia, Verde Mar, Porto das Balsas, São Domingos II, Escalvados e Nossa Senhora das Graças.

As UBSs Central, Machados, São Paulo e Gravatá também irão oferecer a vacinação fora do horário comercial, no horário estendido das unidades durante a semana, até as 23h, e aos sábados, das 8h às 17h.

O Dia D da campanha, que acontece num sábado, contará com a participação das 10 UBSs abertas, das 8h às 17h.

Serão ofertadas todas as vacinas presentes nos calendários de crianças e adolescentes menores de 15 anos. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela, tétano adulto, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, destaca que Navegantes encontra-se num movimento ativo em busca pelos índices adequados de vacinação e ressalta a importância da adesão popular à campanha.

“Destacamos que o movimento de vacinação é coletivo porque a responsabilidade da vacinação não serve de só de maneira individual, para aquela pessoa que está recebendo a vacina, mas também de maneira coletiva, quando ela faz uma proteção em cadeia, para aqueles indivíduos que não puderam ou ainda não receberam essa imunização”, comenta.
Caso sua UBS de referência não ofereça vacina, o usuário pode se dirigir ao posto de vacinação mais próximo.

Confira abaixo a relação completa dos locais com os horários para vacinação:

UBS Central, UBS Machados, UBS Gravatá e UBS São Paulo
8h às 11h, 13h às 23h (segunda a sexta-feira)
8h às 17h (aos sábados)

UBS Meia Praia, UBS Verde Mar, UBS Porto das Balsas, UBS São Domingos II, UBS Escalvados e UBS Nossa Senhora das Graças

8h às 11h, 13h às 16h (segunda a sexta-feira)
8h às 17h (Dia D)

Por que a vacinação é importante?

Conforme informações no portal do Ministério da Saúde, antes do surgimento das vacinas, doenças tais como o sarampo, a febre amarela e a poliomielite matavam muitos brasileiros. Com muita pesquisa e investimento, surgiram imunizantes para proteger a todos por meio da vacinação de rotina e das campanhas. E, graças ao sucesso das campanhas de vacinação, muitos jovens de hoje só ouviram falar de doenças – como a varíola e a pólio – em livros de história.
O Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 19 vacinas para a população de forma gratuita no Calendário Nacional de Vacinação. Todas passaram por rigorosos processos de avaliação, controle de qualidade e aprovação para uso na população.

Para que as doenças imunopreveníveis já eliminadas a exemplo da poliomielite e rubéola erradicadas como a febre amarela urbana não voltem a comprometer a saúde da população brasileira é muito importante manter a situação vacinal atualizada conforme o calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde.

Conheça, a seguir, um pouco da história do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS e a importância da vacinação para a proteção de todos.

  • As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir sua própria defesa.
  • As vacinas são um dos mais importantes avanços de saúde pública, tendo possibilitado o controle de inúmeras doenças infectocontagiosas, evitando milhares de óbitos anualmente em todo o mundo.
  • A vacinação nacional conseguiu erradicar a varíola, eliminar o tétano neonatal, a rubéola, a síndrome da rubéola congênita e a poliomielite, além de controlar outras doenças imunopreveníveis.
  • A importância e os benefícios da vacinação superam os riscos atribuídos às vacinas.
  • As vacinas são seguras e passam por um rigoroso controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população.
  • As vacinas são ofertadas de forma segura e gratuita nas 38 mil salas de vacinação em todo o território nacional.

Mantenha em dia a sua vacinação e também, a de todas as pessoas que estejam sob sua responsabilidade!