A Prefeitura de Navegantes entregou, nesta terça-feira (15), mais quatro novas ecobikes a catadores de recicláveis, dando mais um passo rumo ao fim da tração animal no município. Trata-se de uma nova etapa do programa, que visa substituir gradualmente as carroças por bicicletas ecológicas adaptadas, promovendo mobilidade sustentável, dignidade profissional e respeito aos animais.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) com apoio das secretarias de Proteção e Cuidado Animal e de Inclusão e Desenvolvimento Social (SEIDES), além dos CRAS.
A entrega das bicicletas simboliza uma transformação na realidade de quem atua na coleta de materiais recicláveis pelas ruas da cidade. “Vai ajudar muito, pois a reciclagem é o nosso ganha pão”, conta Mario Santana, de 60 anos, um dos contemplados.
“Eu estou me sentindo muito feliz. Foi uma benção. Não tinha nem palavras para descrever a alegria quando me ligaram para avisar que fui contemplada”, descreve a catadora Maria de Jesus Santos, 49. “A gente que não tem casa própria, tem que pagar aluguel. Eu sou aposentada, mas hoje não me sustento só com esse valor. Então essa bicicleta vai me ajudar demais com o trabalho e a renda”, completa.
Durante a entrega, os catadores contemplados também receberam orientações sobre o uso adequado dos equipamentos e as responsabilidades previstas no programa.
“Este projeto representa um divisor de águas para Navegantes. Estamos falando de dignidade, segurança no trabalho e respeito aos animais. As ecobikes são símbolos de uma cidade mais moderna, humana e sustentável”, afirma Diego Dias, superintendente do IAN.
O transporte com tração animal é proibido na cidade, conforme previsto na lei 3.100/2016, que institui o Código Municipal de Defesa, Bem-Estar e Proteção Animal de Navegantes. “Foi dessa proibição que nasceu o projeto, com a gestão municipal oferecendo uma alternativa para os profissionais da reciclagem. Estamos tratando de dignidade, de cuidado com as vidas – humana e animal”, detalha a secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sorilei Dapper.
Após o recebimento, os participantes passarão por acompanhamentos mensais junto ao IAN. Entretanto, manter os equipamentos em boas condições de uso é responsabilidade dos beneficiados . Não há restrições quanto aos horários ou áreas de circulação, desde que respeitadas as normas gerais de trânsito.
A gestão municipal pretende ampliar o programa gradativamente, por meio de novos chamamentos públicos. Vale lembrar que ele foi iniciado em 2023, quando 10 ecobikes foram distribuídas a catadores. A aquisição das 14 bicicletas ecológicas já entregues foi feita com recursos oriundos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores.
Mais do que uma mudança no meio de transporte, a iniciativa representa um avanço em bem-estar animal, inclusão social e sustentabilidade. As ecobikes possibilitam uma coleta mais ágil, segura e eficiente, gerando impacto direto na qualidade de vida dos trabalhadores e no desenvolvimento ambiental da cidade.
“Com responsabilidade e compromisso, Navegantes começa a pedalar em direção a um futuro mais justo, verde e inclusivo”, finaliza o superintendente.
Texto: Divulgação
Fotos: Marcos Porto


