Existem pessoas que friamente, preferem abandonar o animal, ao invés de educar e tratar questões comportamentais, como latidos em excesso, xixi e cocô fora do lugar, calçados mastigados ou móveis estragados. Outras, simplesmente, abandonam porque o animal fica doente ou quando acham que o bichinho vai atrapalhar. Esses fatos são mais comuns de acontecerem quando as pessoas casam, se separam, têm filhos ou mudam de cidade. Em todas essas situações, falta comprometimento com a vida do animal.

Pior ainda, em feriados prolongados ou férias, há quem abandone porque quer viajar. E ainda tem os casos no final do ano, em que muitos escolhem presentear amigos e parentes com um filhote, o que não é o ideal. Cães e gatos não devem ser dados de presente, a menos que a outra pessoa esteja ciente da adoção, concorde e esteja preparada para cuidar de um pet por toda a vida.


Abandono de animais é crime


Abandono e maus-tratos de animais, de acordo com a Lei 14.064/2020, tem pena de dois a cinco anos de prisão, além da perda da guarda do animal. Essa pena pode ser aumentada caso ocorra a morte do cão ou gato abandonado. Se você presenciar alguém abandonando, denuncie. Fotografe, filme e salve áudios, que servirão como provas. Denuncie para os números (47) 3185 2015 e 190.

Será que estou pronto para ter um pet?

Um cão ou gato pode viver 15 anos, ou mais, em média. Por isso, antes de adotar, é preciso pensar se existem condições físicas, materiais e emocionais de cuidar, e também refletir se a longo prazo será capaz de manter esse compromisso.

Procure o Daba para adotar

Se você estiver decidido a ter um animal, de forma responsável, e mudar a realidade sofrida desses animais abandonados, faça uma visita na sede do DABA, que fica na Rua Alice Hostim, nº 132, no bairro São Domingos. Os telefones de contato são (47) 3342-4964 e 99281-1273.

Lá no DABA existem muitos cães e gatos esperando a oportunidade de ter um lar e uma família para amar.

Município chama a atenção para a Campanha Dezembro Verde

Mais uma vez, a Prefeitura de Navegantes abraça a causa da Campanha Dezembro Verde, que combate os maus-tratos e o abandono de animais. Estudos comprovam que nessa época do ano, os números de abandono aumentam significativamente, em função das férias, considerando que as pessoas viajam e deixam para trás o animal de estimação, muitas vezes doentes e em alguns casos, as fêmeas esperando filhotes.

O secretário de Saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho, destaca a importância das políticas públicas que combatam essa prática, bem como qualquer tipo de abandono ou maus-tratos aos animais, pois, eles abandonados pelas ruas representam um problema de Saúde Pública.

Ele destaca que os números comprovam parte das ações, que acontecem em parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA), desde o início deste ano, foram realizadas 3.508 castrações, 1.358 resgates, 6.211 atendimentos médico veterinários, além da vacinação e microchipagem de 5.626 animais.

“O Poder Público busca fazer o seu trabalho com a realização de ações que minimizem o problema, contudo, é necessário o apoio da população, para que se possa ter de fato, um resultado mais efetivo no combate ao abandono e aos maus-tratos dos animais”, pontua o secretário.



O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski, explica que o município possui também, uma equipe que atua na fiscalização, de acordo com a Lei 14.064/2020, para combater o abandono e os maus-tratos, sendo que se o cidadão que for pego em flagrante vai responder criminalmente, podendo pegar de 2 a 5 anos de prisão. As denúncias podem ser através dos telefones (47) 3185 2015 e 190.