O Projeto Mamãe Coruja foi desenvolvido no âmbito hospitalar como um grupo de apoio para gestantes, com o propósito de oferecer um atendimento humanizado e multiprofissional. Voltado para as gestantes que estão sendo acompanhadas no pré-natal pela Atenção Primária em Saúde, o projeto busca estreitar o elo entre os serviços de saúde primária e as unidades hospitalares de baixa, média e alta complexidade, garantindo uma abordagem integral e específica ao cuidado materno.
O objetivo principal do Projeto Mamãe Coruja, do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, é promover a qualidade de vida, o bem-estar e a autonomia das
gestantes por meio de ações multidisciplinares. Além disso, o projeto visa proporcionar um espaço de troca de
experiências entre as gestantes e os profissionais de saúde através de rodas de conversa e dinâmicas interativas.
Outro aspecto essencial do projeto é estimular o vínculo afetivo saudável entre mãe e bebê, sanando dúvidas e orientando as futuras mães sobre questões relacionadas à gestação, ao puerpério e ao desenvolvimento infantil.
Durante os encontros, são abordados temas
como:
Tipos de parto;
Métodos não farmacológicos para alívio
da dor;
Quando procurar o hospital;
Conhecimento do ambiente hospitalar –
“Centro Obstétrico e Alojamento
Conjunto”;
Manejo e cuidados com o bebê;
Desafios da amamentação;
Documentação necessária para a
internação hospitalar;
Itens de higiene pessoal importantes
para o momento do parto;
Roupas adequadas para a maternidade
– “Mamãe/Bebê”;
Horários de visita ao binômio mãe-bebê;
Primeiras vacinas no hospital;
Procedimentos para a alta hospitalar.
O Projeto Mamãe Coruja é destinado, inicialmente, às gestantes entre a 32ª e a 35ª semana de gestação. As visitas à maternidade são previamente agendadas junto ao enfermeiro da Unidade
Básica de Saúde (UBS) de referência, onde a gestante realiza o acompanhamento do seu pré-natal.
Por meio dessa iniciativa, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes reafirma seu compromisso em promover um cuidado integral, humanizado e de excelência para as gestantes, garantindo que cada mãe se sinta acolhida e preparada para o momento do parto e os desafios do início da maternidade.