As articulações para as próximas eleições já estão acontecendo com força total em Navegantes.
A novidade da semana foi o anúncio da filiação do prefeito Liba Fronza, eleito pelo DEM (atual União Brasil), para o PSD. A notícia gerou um alvoroço dentro e fora do Paço Municipal, já que o PSD é o atual partido do ex-prefeito Roberto Carlos de Souza, adversário político de Liba nas últimas eleições.
Bob Carlos atualmente é assessor do deputado estadual, Napoleão Bernardes, e não sinalizou se pretende ser ou não, candidato no próximo pleito eleitoral. Contudo, as torcidas de ambos os lados, Liba/Bob, estão na expectativa para ver o próximo passo desse tabuleiro. A única coisa que se sabe, nesse momento, é que a dupla está no mesmo partido e a especulação de uma dobradinha com Liba na cabeça de chapa serviu para os “arteiros” de plantão, dispararem imagens dos dois juntos nas redes sociais.
A população aguarda o fim da história e espera que, juntos ou separados, no município ou no governo estadual, ambos sigam trabalhando em prol do melhor para Navegantes.
Posse
Já está confirmada para o próximo dia 26 de outubro (quinta-feira), a saída do Liba do União Brasil e sua filiação no PSD, partido no qual o Bob Carlos veio como candidato a prefeito no último pleito eleitoral. Neste novo cenário político, ao que tudo indica, Bob não vem mais como candidato e ainda vai apoiar a reeleição do Liba, para desespero de antigos aliados.
A decisão veio das lideranças de cima e com isso, o PSD chega à marca de 49 prefeitos em Santa Catarina, comandando sete das 15 maiores cidades do Estado.
Revoada no ninho tucano
O partido tem feito um trabalho forte de convencimento e tem atraído nomes fortes da política estadual, como Leonel Pavan (ex-prefeito de BC e vice-governador) que agora vai disputar a Prefeitura de Camboriú. A nova filiação e a mudança de domicílio eleitoral fazem parte de uma estratégia combinada com a filha Juliana Pavan (PSDB), vereadora e pré-candidata a prefeita de Balneário Camboriú, que também vai migrar para o PSD na abertura da janela para mudança de partidos em março do ano que vem. Outro que assim como Pavan pulou do ninho do PSDB para o PSD foi o prefeito de Criciúma,
Clésio Salvaro, que era tam- bém uma das principais lideranças dos tucanos no Estado.
Expectativa
A expectativa é que a filiação do prefeito Liba no PSD reúna lideranças de toda Santa Catarina em Navegantes e será o pontapé inicial a reeleição. Em 2020, Liba foi eleito pelo DEM, atual União Brasil. Devem marcar presença no ato de filiação as principais lideranças do partido, como os deputados estaduais Mario Motta e Júlio Garcia, o deputado federal Darci de Matos, os prefeitos Topázio Neto (Florianópolis) Orvino Coelho de Ávila (São José), João Rodrigues (Chapecó) e Clésio Salvaro (Criciúma), Pavan, além do presidente estadual do PSD, Eron Giordani. Liba também deve trazer uma legião de novos filiados para o PSD, esvaziando algumas siglas políticas que já foram forte na cidade.