Neste mês de junho, a exposição “Famílias navegantinas – memórias fotográficas”, está na Galeria de Artes Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes. O projeto acontece com recursos liberados através de edital da Fundação Cultural e tem como proponente o fotógrafo profissional, Eduardo Werner.
A exposição é a ação final do projeto, que envolveu cinco famílias dos bairros Centro, São Pedro, São Domingos e Pedreiras e incluiu entrevistas com as famílias Cabral, Santos, Bortolatto, Marques e Souza. Além disso, foi feita a curadoria e catalogação de fotos, a criação de um minidocumentário e oficinas com adolescentes de cinco escolas municipais de diferentes bairros.
Conforme o proponente do projeto, Eduardo Werner, o projeto é mais um passo em direção à valorização da gente navegantina. Ele considera que as fotografias não são simples registro de pessoas impressas em um papel, mas sim documentos que permitem reavaliar a realidade, através da recuperação de significados que ficaram submersos no cotidiano dessas pessoas. A intenção é que em edições futuras, sejam apresentadas as memórias de outras famílias que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas.