A Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, recebe neste mês de outubro a exposição “Boi de Mamão”, com os tradicionais personagens do folclore regional catarinense. A exposição é aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal, das 13h às 19h.

O projeto “Confecção dos Personagens Tradicionais do Folclore do Boi de Mamão”, iniciativa da Fundação Cultural de Navegantes, tem como objetivo preservar as tradições culturais do município através da criação de bonecos representando figuras do folguedo Boi de Mamão. Entre os personagens confeccionados estão o Boi, figura central do enredo, além do Cavalinho, Cabrinha, Bernunça e Maricota, que fazem parte dessa manifestação popular.

Os bonecos foram produzidos pelos artistas Flávia Pascoal, Teodoro e Lara Theo, do Instituto Ecovida, de Penha, em conformidade com o Inventário do Patrimônio Imaterial de Navegantes. O Boi de Mamão, um folguedo que narra a morte e ressurreição do boi por meio de música, cantoria e personagens típicos, é uma importante expressão da cultura local que infelizmente foi perdendo força ao longo dos últimos anos.

Com produção executiva de Bárbara Kristensen, o projeto foi selecionado pelo Edital de Licitação Concurso Nº 19/2022 FCN, da Fundação Cultural de Navegantes e também conta com apresentações do folguedo que, em breve, o público poderá conferir, vivenciando um contato direto com essa tradição, que integra a programação cultural do município e reforça o compromisso com a preservação do patrimônio imaterial de Navegantes.

Texto: Fernando Cardoso de Souza – SC 00980/JP