A Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, recebe neste mês de julho a exposição “OLHARES DA RIBEIRA”. O público poderá realizar a visitação e contemplar as obras de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal.


A exposição é o resultado final do curso de fotografia realizado através do projeto RIBEIRA CULTURAL, proposto pelo produtor cultural Ricardo Ismael Testoni e financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal e patrocínio das empresas Portonave e MSC/Medlog. 


De acordo com produtor a formação teve duração de 40 horas e objetivou proporcionar aos alunos, os fundamentos teóricos e práticos de quem procura a arte da fotografia como profissão ou como forma de expressão pessoal. A captura de imagens teve como tema central a “Ribeira Cultural”, estando o curso focado nos encantos de Navegantes, principalmente nas imagens que possam remontar a história e os valores de nossa região, em especial os da comunidade ribeirinha do bairro São Pedro e suas origens.


Durante o curso foram selecionadas uma foto de cada aluno para compor o acervo que se encontra exposto. Vale destacar que a exposição foi planejada para ser inclusiva, e todas as obras contam com recursos de acessibilidade em audiodescrição, permitindo que uma pessoa com deficiência visual também possa participar, contemplar e compreender.


Em agosto, mês de aniversário do município as obras ficarão expostas na Galeria de Arte Élson Renato dos Santos – “Jacaré”, localizada no piso superior do CIC Navegantes – Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller.


Vale ressaltar que o projeto de exposição e circulação foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022).