Após a conclusão de cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos pela Escola Móvel do Senai, por meio do programa municipal Qualifica Navega, 114 alunos puderam receber seus certificados nesta quinta-feira (24). A solenidade de entrega aconteceu no CEU das Artes, no bairro Nossa Senhora das Graças, reunindo os formandos e seus familiares, além de autoridades locais.

Dividida em duas partes para atender aos recém-formados de turmas vespertinas e noturnas, a cerimônia trouxe muita emoção aos novos profissionais, que já contam com novas perspectivas e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. 

Ver a capacitação profissional concretizada em um certificado com o seu nome fez os olhos de Laressa dos Santos, de 29 anos, brilharem. Para ela, a Escola Móvel proporcionou um novo momento na sua vida: a reinserção no mercado de trabalho. “Eu tenho uma filha de nove anos. Quando eu a tive, parei minha carreira para ser mãe. Então, quando soube dos cursos, vi que era uma boa oportunidade para me aprimorar”, conta. A intenção dela é trabalhar junto ao marido em sua empresa.

Com o apoio da sogra para cuidar da filha, Laressa conseguiu a conclusão de dois cursos, e o esposo de um. Até maio, quando encerram as aulas da Escola Móvel em Navegantes, ela pretende concluir mais três.

Para Iracema Pereira Diniz Corrêa, 73, participar do curso de costura lhe trouxe um sentimento de nostalgia. Aluna mais velha da Escola Móvel, ela foi inscrita por suas filhas como uma forma de sair da rotina. “Elas me falaram que esse curso ia me fazer bem. E foi muito bom, fiquei feliz, fiz amizades, a professora teve muita paciência conosco, aprendi muito com ela e minhas colegas”, relata.

Os certificados correspondem à capacitação promovida entre os meses de março e abril, para alunos concluintes de cursos de assistente administrativo, costura básica, excelência em vendas, modelagem, oficina de noções básicas de gesso acartonado drywall, oficina de noções básicas de pintura, revestimento cerâmico, orçamentista de obras, prototipagem e impressão 3D. Incluindo turmas da tarde e da noite, foram concluídos 11 cursos ao todo neste período.

A Escola Móvel permanece em Navegantes até o mês de maio, quando conclui a temporada somando 39 cursos, com 780 vagas no total. Sua presença no município representa uma estratégia que busca fomentar a economia local, incentivando a prática de atividades e serviços cruciais para o desenvolvimento da cidade.

“A intenção do projeto é profissionalizar a mão de obra de Navegantes, que tem um mercado muito aquecido, e isso é fundamental para essa parceria entre o público e privado. Com a Escola Móvel, conseguimos trazer oportunidades para pessoas que geralmente não são privilegiadas, com idades entre 14 e 70 anos dentro da mesma sala de aula”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli.

Desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o programa Qualifica Navega busca estimular a qualificação profissional, melhorar os serviços prestados e aumentar a oferta de empregos e renda em Navegantes.

Texto e foto: Divulgação