A identificação dos uniformes escolares, especialmente das jaquetas e dos moletons, é um cuidado e ao mesmo tempo, um desafio diário nas unidades escolares, pois, os alunos ao tirarem os casacos, muitas vezes colocam todos no mesmo lugar e na hora de cada um pegar o seu, mistura tudo. Com base nessa situação, a Escola Eni Erna Gaya apresentou uma opção criada pelo secretário escolar, Alexandre Lima Monteiro.

A diretora da escola, professora Patrícia Mengarda, explica que o principal objetivo deste projeto é reduzir a perda de moletons escolares esquecidos pelos alunos na escola. Para isso, foi desenvolvido um sistema de identificação por meio de QR codes, que contêm informações específicas de cada aluno, como nome e turma. “Com essa medida, será possível identificar e devolver os moletons perdidos de maneira eficiente. Os QR codes serão fixados dentro dos moletons, facilitando a identificação dos proprietários em casos de perda”, conta a diretora.

Ela explica que ainda está no início, mas que está dando muito certo e que até o momento, todos os envolvidos acreditam que é um projeto que veio para ficar.