Três jovens navegantinos, representando o estado de Santa Catarina, garantiram vitórias importantes no Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 15 e 20 de maio, em Natal (RN). Isabelli Staats, de 12 anos, trouxe para casa o título de vice-campeã brasileira no xadrez rápido; e Laura Alves Jurado, de 16, foi a terceira colocada no xadrez pensado. Já Guilherme Eduardo Silva, 16 anos, ficou em oitavo lugar, no xadrez rápido.

A disputa enfrentada pelos enxadristas de Navegantes foi pra lá de acirrada. O campeonato reuniu mais de 300 atletas do esporte, representando 22 estados das quatro regiões do país, subdivididos nas classificações Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12 e o Festival Nacional da Juventude (Fenaj), que vai do Sub-14 ao Sub-20.

No xadrez, as modalidades pensado e rápido exigem concentração, habilidade estratégica e prospecção minuciosa. A diferença dos dois estilos, entretanto, está no tempo que dura uma partida. No estilo disputado por Isabelli e Guilherme, por exemplo, a partida tem entre 15 minutos e uma hora. O estilo encarado por Laura, por sua vez, permite que a partida se prolongue por mais de uma hora, até que o xeque-mate ocorra, por exemplo.

Para medir a passagem do tempo, as duplas de jogadores controlam um relógio que conta ou interrompe a passagem do tempo, dependendo de quem estiver na vez de executar um movimento.

A participação dos enxadristas, que voltaram para Navegantes com seus nomes destacados no cenário do xadrez nacional e de Santa Catarina, foi promovida pela Fundação Municipal de Esporte.