Entre os dias 5 e 8 de maio, Navegantes foi sede do XIX Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e Atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Mais de 500 profissionais da área de todo o estado catarinense marcaram presença no evento, que discutiu, dentre outros temas, os principais desafios na efetivação das políticas públicas nesse contexto.
O encontro aconteceu no auditório da Igreja Luza da Vida, em Machados, com programação repleta de palestras que trataram do papel do Conselho Tutelar e das redes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
A palestra magna, que abriu o evento, destacou a prioridade da proteção integral desse público, levando os presentes à reflexão sobre o dever da família, da sociedade e do Poder Público na efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os participantes puderam, ainda, assistir às discussões das mesas promovidas, as quais trouxeram importantes panoramas, perspectivas e parâmetros entre a teoria e a prática do trabalho dos Conselheiros Tutelares e atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos.
Além disso, temas sensíveis como a excepcionalidade do acolhimento institucional como medida de proteção das crianças e adolescentes entrou na fila de debates. Palestrantes puderam, com isso, suscitar no auditório meditações acerca da funcionalidade de medidas socioeducativas e o seu real impacto na reintegração e ressocialização de adolescentes.
Para a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, o encontro foi marcante para todos os profissionais envolvidos. “Nesses três dias, muito conhecimento foi compartilhado e eu tenho certeza de que, para Navegantes, todas as reflexões serão frutíferas à aplicação de políticas públicas em prol das nossas crianças e adolescentes”, avalia.
Texto e foto: Divulgação
