Membros da Defesa Civil de Navegantes e o vice prefeito Wancarlos Corsani participaram, nesta quinta-feira (20), de reunião para debater sobre possíveis intervenções no Rio Luiz Alves, a fim de minimizar as inundações que vêm afetando a região e, principalmente, os agricultores ribeirinhos em épocas de chuvas intensas.

Estiveram presentes na reunião representantes da Defesa Civil dos municípios de Luiz Alves e Ilhota, da Regional de Itajaí, além do engenheiro hidrólogo da Defesa Civil de Santa Catarina, Victor Luís Padilha.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, a intenção da reunião foi confrontar o parecer elaborado pelo engenheiro hidrólogo emitido em dezembro de 2019, com o mapeamento produzido em abril de 2021 pela Defesa Civil de Navegantes em parceria com a Defesa Civil de Luiz Alves.

“O mapeamento teve como objetivo buscar mais informações em campo para vislumbrar um melhor cenário da atual situação do rio quanto à identificação de pontos críticos de assoreamentos. Para tanto, utilizou-se de embarcação para visualização dos possíveis pontos de assoreamento, onde foram feitas medições de profundidade, bem como imagens aéreas com a utilização de drone”, detalhou Raphael.

Deste modo, diversos debates técnicos foram abordados quanto aos possíveis problemas que poderiam estar influenciando no processo de cheia da bacia do Rio Luiz Alves, como, por exemplo, pontos de assoreamento, meandros com curvas acentuadas, vazões negativas provocadas pelo efeito de remanso (oriundo do empilhamento das águas do Rio Luiz Alves na desembocadura com o Rio Itajaí-Açu), e até mesmo a própria predisposição natural da bacia para ocorrência de inundações, conforme pesquisa científica já realizada em 2014.

Segundo o vice prefeito, após a reunião, decidiu-se pelo agendamento de uma reunião com os representantes da classe dos agricultores para repassar todos os assuntos abordados na reunião no intuito de apresentar alternativa para mitigação dos efeitos de inundações nas áreas ribeirinhas.