O município de Navegantes aderiu a Campanha Dezembro Verde, que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos em parques, avenidas, ruas, bairros e estradas. A escolha do mês de dezembro é devida as estatísticas de que nessa época do ano, o abandono de animais aumenta, com a aproximação do período de férias.

A Campanha conta com o apoio da vereadora Sorilei Dapper, defensora da causa animal no município, ONGs Mil Patinhas, Pró-Bichos e Turma do Focinho Feliz, Polícias Civil e Militar, Comissão do Direito Ecológico da Natureza e dos Animais da OAB/Navegantes, Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Secretaria Municipal de Comunicação Social e Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis.

O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, destaca que, além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. Animais abandonados sofrem com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento. O abando impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública.

“O seu animal não é um objeto, ele é uma vida, que ama, que sofre, sente fome e frio. Não o abandone ou o deixe em condições de maus-tratos quando precisar viajar ou mudar de casa. Ele faz parte das suas escolhas, diga não ao abandono de animais”, finaliza.