Na manhã de sexta-feira (10), alunas da Escola Rosa Maria Xavier de Araújo, situada no bairro da Meia Praia, participaram do projeto Absorvendo Ideias, idealizado pela Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde de Navegantes. A ação realizou a entrega de absorventes arrecadados por uma campanha iniciada no mês de março, em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher (08/03).

Durante o encontro, as meninas foram recepcionadas pelas equipes do projeto com um café da manhã, além de participarem de roda de conversa com as médicas do município, Sandra Kasai e Ariane Savaris, sobre saúde da mulher e sexualidade. Ao todo, foram arrecadados, para doação às alunas da rede municipal de ensino, 17.200 absorventes, com o apoio da Lear, empresa do ramo automotivo que opera em Navegantes.

De acordo com a secretária de educação do município, Patricia Duarte Cidral, todas as meninas participantes da ação receberam absorventes, e os itens serão colocados à disposição em “um cantinho reservado e aconchegante nos banheiros escolares, para que as demais alunas também possam utilizá-los sem constrangimento, conforme a sua necessidade”.

Segundo a vereadora, Sol Dapper, pelo segundo ano consecutivo, a Procuradoria da Mulher busca não somente a distribuição isolada de absorventes, mas levar a essas meninas o conhecimento sobre seus próprios direitos. “Além de propor um momento único para elas, queremos que elas tenham a liberdade de sanar suas dúvidas com pessoas qualificadas e em quem possam confiar, pois sabemos que isso nem sempre é possível no ambiente doméstico e familiar”, pontua a edil.

Esta é a segunda edição do projeto Absorvendo Ideias: em 2023, a atividade foi realizada na Escola Maria Hostim da Costa, no bairro Porto das Balsas. Por meio de projetos como este, espera-se poder contribuir com o bem-estar de meninas e adolescentes, para que elas frequentem um ambiente escolar minimamente adequado às suas necessidades básicas de saúde feminina.