Acontece neste sábado, 14 de dezembro, na sede da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana – Ojinjé, o Festival Orò Ìtán. O festival celebra a cultura afro-brasileira e indígena com uma programação rica e diversa, incluindo palestras, oficinas de culinária afro-indígena, apresentações culturais e rodas de capoeira.
Destinado a participantes de todas as idades, o evento é uma oportunidade para o público mergulhar na história, nas tradições e nos sabores dessas culturas, valorizando suas contribuições para a identidade brasileira.
De acordo com os organizadores, este evento faz parte do projeto “Orò Ìtán: Contando e Cantando Histórias Afro-brasileiras e Indígenas, que este ano chegou a sua 3ª edição”. Patrocinado pela Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Cultural de Navegantes, o projeto foi contemplado pelo Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura 2024 e realizou uma série de oficinas culturais ao longo do mês de novembro – Mês da Consciência Negra.
Cada encontro promoveu a vivência de histórias com protagonistas negros e indígenas, além de ritmos e instrumentos típicos das culturas abordadas. A iniciativa reforça o compromisso de todos os envolvidos com a inclusão e a diversidade cultural no ambiente escolar, promovendo o respeito às leis federais que instituem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas.
“Essa é a nossa contribuição para a aplicabilidade da Lei 10.639 e 11.645, são histórias de livros de escritores negros e indígenas, além de histórias que estão na oralidade desse povo. E assim, trabalhamos o respeito, a empatia, a amizade entre as crianças e principalmente, combatendo qualquer forma de racismo ou discriminação”, enfatiza a coordenadora da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana Ojinjé, Isabel Cristina Ribeiro, popularmente conhecida como Mãe Cristina.
Local: Sede da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana – Ojinjé (Rua Adolfo Cabral Júnior, 409 – bairro Meia Praia, em Navegantes)