O workshop “Desvendando a Cerveja Artesanal” aconteceu na última quarta-feira (04/12) e reuniu mais de 50 participantes no The Old Hope, em Navegantes. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita e a Pró-MEI Brasil, apresentou aspectos da cervejaria a apreciadores e potenciais empreendedores.
Uma introdução ao universo da cerveja artesanal foi promovida pelo encontro, abordando fatos históricos que moldaram a produção da bebida e resultaram nas tendências atuais do mercado. Uma demonstração prática do processo de produção encantou os participantes, que também degustaram diferentes estilos e aprenderam sobre análise sensorial.
A mestre cervejeira e engenheira química Thayse de Borba conduziu as atividades. Com sua experiência, ela conduziu uma roda de conversa interativa e ajudou a esclarecer as dúvidas dos iniciantes no ramo.
Segunda etapa ocorre em janeiro de 2025
A segunda etapa do projeto será um aprofundamento sobre a produção de cerveja artesanal, programado para o final de janeiro e início de fevereiro. As inscrições já estão abertas, e as vagas são limitadas.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico e Receita do município, Silva Junior, o evento confirma o potencial de Navegantes para se desenvolver no segmento de cervejas artesanais, destacando-se nos setores turístico e econômico. “A cerveja artesanal atrai um público cativo, e, com isso, podemos criar programas e ações em parceria com bares, restaurantes, hotéis e similares, consolidando a cidade como um destino importante na rota cervejeira do estado”, avalia.
Interessados podem garantir a participação entrando em contato pelo telefone (47) 99617-1443.
A iniciativa é desenvolvida pelo Espaço do Empreendedor e pelo Núcleo de Microcervejarias, Brewpubs, Nanocervejarias e
Cervejeiros Artesanais de Navegantes (Navecerva). O projeto busca fomentar o empreendedorismo e a inovação no setor cervejeiro, ampliando oportunidades para os moradores da região.