Navegantes representou o estado de Santa Catarina no Fórum dos Clubes de Cultura Oceânica Escola Azul na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu Nacional da República em Brasília. Trata-se do maior evento de popularização da ciência no Brasil, que levou consciência ambiental a mais de 90 mil alunos.
A Professora de Ciências Tamily Roedel e a aluna Maria Clara dos Santos, do 8º ano, da Escola Municipal Professora Maria Ivone Muller dos Santos, localizada no bairro São Paulo, participaram do evento com os 15 clubes de ciências do Programa Escola Azul.
“Essa seleção e participação de um evento tão reconhecido é o resultado do empenho em levar a cultura oceânica para a escola e comunidade promovendo uma expansão da consciência ambiental. Na região Sul temos apenas 2 clubes e no próximo ano o tema será sobre Cultura Oceânica e seria importante que mais escolas aderissem o Programa,” afirma.
A Escola Azul começou em Portugal. Conforme dados do programa, atualmente são 343 escolas cadastradas, da rede pública e particular em 21 estados brasileiros e a cidade de Navegantes é o único clube no estado catarinense.
“ No evento foi enfatizado que estamos vivendo a década do Oceano num enfrentamento de intensas mudanças climáticas e que todos nós precisam olhar para essa realidade e modificar a nossa cultura, para isso, é preciso ensinar nas escolas desde a Educação Infantil a importância de preservar e viver em harmonia com a natureza,” finaliza a professora.