O maior evento municipalista do Estado reuniu, no primeiro dia, grandes líderes da política catarinense em Balneário Camboriú.
Com público de 2,5 mil pessoas, o Comac-SC reuniu prefeitos, secretários municipais e de Estado, deputados, vereadores e representantes do governo federal para discutir o dia a dia e a gestão dos municípios catarinenses. O evento segue até a sexta-feira (8) no Expocentro de Balneário Camboriú.
Kleber Wan-Dall, presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, destacou, durante a abertura do evento, o importante papel dos prefeitos no fortalecimento dos municípios e do Estado. “O prefeito e a prefeita municipal fazem parte desse processo porque são homens e mulheres que, com coragem, deixam sua vida de lado para se empenhar à sua cidade. É isso que faz com que o nosso estado de Santa Catarina gere oportunidade, emprego e renda para nossa gente. Eu sou feliz de fazer parte desse momento, junto com todos vocês”, frisou.
O governador do Estado, Jorginho Mello, elogiou o trabalho que a Fecam vem fazendo nos últimos meses, apoiando a gestão dos 295 prefeitos. “Nós renovamos 203 prefeitos em Santa Catarina. E a Fecam dá segurança, dá informação, treinamentos e parceria para que a gestão de cada um seja mais exitosa”, completou.
Neste primeiro dia de programação, o uso da inteligência artificial na educação, foi tema da palestra do diretor do Google for Education para a América do Sul, Alessandro Leal. O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, falou sobre a sustentabilidade na produção agropecuária para o enfrentamento às mudanças climáticas. Já o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e a deputada federal e prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, falaram sobre a atuação dos consórcios públicos nas políticas de saúde.
Nesta edição, o Comac-SC traz quatro palcos centrais e simultâneos, que permitem a circulação do público entre as apresentações e a feira de negócios. O segundo dia de evento traz palestras sobre mudanças climáticas e os impactos nos governos, políticas públicas de habitação e turismo, mobilidade urbana, tecnologia e finanças.