O Dia das Crianças foi ainda mais especial para um grupo de paratletas mirins navegantinos. Após participarem do Circuito Paralímpico Escolar em Blumenau, no último sábado (12), eles conquistaram medalhas de ouro e prata.

O evento ocorreu no Centro de Referência do Comitê Paralímpico daquela cidade, onde as crianças competiram no atletismo, natação e tênis de mesa. Juntas, elas trouxeram para Navegantes 16 medalhas.

Com 11 anos, Thales Garcia Ferreira da Costa brilhou nas competições com duplas medalhas de ouro pelo primeiro lugar no atletismo (corrida) e no tênis de mesa. Ele também ganhou duas medalhas de prata nas provas de salto e pelota do atletismo.

Seu irmão Jhordan Garcia Ferreira da Costa, de 14 anos, ganhou o ouro no tênis de mesa e no atletismo (corrida e pelota). No salto, ele ficou em segundo lugar e levou a medalha de prata.

Thiago Inácio Schetz ganhou três medalhas de ouro pelas vitórias em primeiro lugar na natação. O adolescente de 13 anos venceu, ainda, as provas de corrida e pelota, com duas medalhas de outro.

Marcella Rodrigues Pereira, de apenas 8 anos, venceu na modalidade atletismo (corrida e pelota), finalizando a competição em primeiro lugar com medalha de ouro.

A participação das crianças foi viabilizada pelo programa de Paradesporto Escolar de Navegantes, que compõe o Navega em Movimento. Por meio dele, são oferecidas atividades paradesportivas a crianças e adolescentes com deficiência física, visual e intelectual, durante o contraturno escolar.

O programa atende em cinco polos de iniciação paradesportiva, dentre os quais estão as escolas Elsir Bernadete Gaya Müller, Daniela Pereira, Leonora Schmitz e Rosa Maria Xavier de Araújo. Mesmo não integrando o programa oficialmente, o colégio Home School cede sua piscina para a prática de natação pelos alunos já atendidos pela rede municipal.

Os alunos são acompanhados pelos professores Ivan Honorato, André Castro e Liliane Rodrigues. “Nossos atendimentos começaram no ano passado, e esta foi a primeira competição em que eles participaram com 100% de aproveitamento”, celebra Liliane.