Notícias falsas atribuem crimes ao candidato Liba Fronza. Advogados querem cassação das candidaturas, prisão e multa dos candidatos e apoiadores envolvidos diretamente com os fatos

Advogados da Coligação Amor e Trabalho por Navega, do candidato à reeleição Liba Fronza (PSD), apresentaram notícia crime eleitoral ao TRE pedindo a cassação do registro de candidaturas, a suspensão de atividade dos partidos envolvidos da coligação Navegantes para Todos (PL, MDB, PRTB, REPUBLICANOS e Federação PSDB-CIDADANIA), além da prisão e/ou multa de envolvidos em veiculação de desinformação, calúnia e injúria eleitoral.

Entre os denunciados estão o candidato à prefeitura, Rogério Tomaz Correa (PL), ou Rogério da Equilíbrios; seu filho Lucas Tomaz Correa; o candidato a vereador pelo PRTB André Rodrigues de Sousa, também responsável pelo perfil do PRTB nas redes sociais; Carla Claudino, ex-servidora municipal conhecida na política e que já responde por ato de improbidade administrativa em supostas ações praticadas em dispensas de licitação no ano de 2013, conforme se demonstra nos autos da Ação Civil Pública no 0003500-92.2015.8.24.0135; Renildo Souza e Souza, candidato a vereador pelo Partido Republicanos e administrador de perfis na internet responsáveis pela publicação das notícias falsas.

O grupo é acusado de criar e difundir diversas notícias falsas que acusam o prefeito Liba Fronza de crimes de corrupção em perfis nas redes sociais e em grupos de whatsapp. O jurídico apresenta provas com vídeos, cópias das conversas nos grupos de mensagens e também dos perfis nas redes sociais usados para difundir as fake news.

Na peça apresentada à Justiça, os advogados comprovam que as acusações são falsas. “Informações descontextualizadas, ludibriadoras que ultrapassam e muito os limites da liberdade de expressão”, argumenta.

Texto e foto: Divulgação