Na tarde da última quarta-feira (02), os dez primeiros candidatos aprovados nas provas objetivas do concurso para o cargo de guarda municipal de trânsito de Navegantes foram convocados. A fim de que se tornem completamente aptos para o desempenho das suas funções, eles também devem passar por um curso de formação de caráter eliminatório.
A participação no referido curso é subsequente ao atendimento de requisitos previstos no edital do concurso, verificados somente após a aprovação nas provas objetivas. Sendo assim, todos os dez convocados foram submetidos ao teste de aptidão física, avaliações psicológica, médica e odontológica, e investigação social.
O grupo recebeu, das equipes da Prefeitura, as primeiras orientações sobre o curso formação, que terá início no dia 15 deste mês e cujo cronograma é definido de acordo com as especificidades do cargo. Após a conclusão e aprovação nessa fase, os novos guardas municipais de trânsito integrarão o quadro de servidores efetivos da Prefeitura, atuando em seus respectivos postos já nos primeiros dias de dezembro.
O concurso no qual os convocados obtiveram aprovação inicial foi realizado em dezembro do ano passado, e destinou-se ao provimento de 30 vagas para o cargo em questão. De acordo com o secretário de segurança e defesa social e superintendente da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (Navetran), Joziel Pereira, o município pretende designar guardas municipais de trânsito em todos os bairros da cidade. “Para que isso ocorra, precisamos completar todas as vagas indicadas no edital, o que deve ocorrer posteriormente”, ele ressalta.
O titular da pasta explica que a medida é essencial à melhor orientação e fiscalização dos condutores de veículos e à segurança de pedestres e ciclistas, uma vez que o atual contingente de guardas de trânsito é de apenas cinco. A configuração da equipe em serviço, portanto, é desproporcional à frota de veículos cadastrados em Navegantes, que já ultrapassa os 60 mil.