Nas competições finais da 23ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), realizadas entre os dias 15 e 21 de setembro, Navegantes esteve no pódio representando diversas modalidades e ficou em 12º lugar na colocação geral de pontos. Os jogos foram sediados nos municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Saudades, no oeste de Santa Catarina.
Dessa vez, atletas navegantinos deixaram sua marca para valer no esporte catarinense. No desempenho individual, o judô feminino conquistou medalhas de bronze, com a vitória de Júlia Borba, Beatriz Oliveira e Youlle Andrade. Em dupla, Júlia e Beatriz conquistaram mais uma medalha, igualmente de bronze.
Na natação, Maria Júlia Soares, Maria Laura da Silva, Sarah de Oliveira e Isabela Fernandes garantiram a medalha de bronze no revezamento 4x100m. Nos 800m, Maria Júlia Soares subiu ao pódio outra vez pela conquista de mais um bronze.
O taekwondo feminino ganhou medalhas de prata individuais com Taylla Alves de Oliveira e Maria Luísa Silva Machado.
Prata é a cor do nosso xadrez feminino também: Alice Guedes e Isabelli Staats trouxeram para Navegantes, cada qual, medalhas pela segunda colocação no xadrez rápido.
Já nas modalidades coletivas, a dupla de vôlei de praia masculino, Vinícius Rocha Noronha e Guilherme dos Santos da Cruz, garantiu o segundo lugar, com a prata.
O vôlei de praia feminino, por sua vez, brilhou no ouro da medalha conquistada por Kauany Rauen Benedito e Manuela Hippen de Oliveira. Com a vitória, elas escreveram um capítulo especial na história de Navegantes: essa é a primeira vez que o município conquista o título numa Olesc. O resultado não podia mesmo ser diferente, já que a dupla passou invicta pelas seis partidas disputadas na competição.
Fred Nakui, professor que desde 2015 participa da formação de atletas de iniciação em Navegantes, relembra a trajetória do esporte no município e destaca a importância do incentivo e de programas de apoio no desenvolvimento das “pratas de casa”, cujo valor é de ouro. Emocionado, ele vibra ao se dar conta dos prêmios: “É felicidade. São dez anos de projeto para chegarmos nessa conquista”.
A Olesc de 2024 é, agora, um marco valoroso para Navegantes. O desempenho dos atletas demonstra que não se pode esquecer do ponto de partida, porém com os olhos fixos no horizonte, atentos ao destino aonde se pretende chegar.
A participação dos atletas navegantinos na 23ª Olesc contou com o apoio da Prefeitura de Navegantes e da Fundação Municipal de Esporte.