O surfista navegantino Gustavo Frutuoso, de apenas 09 anos, foi um dos destaques na abertura da temporada do circuito Semillero Olas Pro Tour América 2024/2025, realizada na Praia de Arica, no Chile, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Com ondas de meio metro a 1 metro proporcionando condições ideais, os atletas mostraram todo o seu talento em uma competição de alto nível.
O Brasil teve seu destaque nesta primeira etapa, conquistando sete pódios. Os irmãos Renno, filhos do lendário surfista Zecão de Ubatuba, São Paulo, tiveram bons resultados. Keoni Renno sagrou-se campeão na categoria Sub 14 e ficou com a vice-colocação na Sub 16, em uma disputa vencida pelo argentino Facundo Ruggiero. Seu irmão mais velho, Kailani Renno, garantiu o segundo lugar na categoria Sub 18, vencida pelo peruano Alejandro Barnales.
Na categoria Sub 10, mais uma vitória brasileira com o navegantino Gustavo Frutuoso, que também conquistou a terceira posição na Sub 12, vencida pelo chileno Ronamo Merichetti. Nelson Nagata, outro jovem talento brasileiro, ficou em terceiro lugar na Sub 10.
Vale destacar que Gustavo venceu 1⁰ etapa em Arica, no dia 1° de setembro e venceu a 2⁰ etapa em Iquique, no dia oito de setembro. Segue como líder no ranking sub 10. Próximas etapas serão no peru, Equador e Brasil.
No Feminino, a única representante brasileira, Lanay Thompson, terminou em quarto lugar na Sub 16, em uma disputa vencida pela peruana Brianna Barthelmess. As campeãs das demais categorias femininas foram Isadora Bulto (Chile) na Sub 18, Valentina Escudero (Peru) na Sub 14 e Antonella Caballero (Peru) na Sub 12.
O evento distribuiu mais de 10 mil dólares em premiação e até o fim do circuito estão previstos mais de 70 mil dólares, consolidando-se como um dos principais circuitos de base da América Latina.
Campeões da 1ª etapa do Semillero Olas Pro Tour América 2024/2025
Masculino
Sub 18
1 – Alejandro Bernales (Peru)
2 – Kailani Renno (Brasil)
3 – Jeremy Chucky (Chile)
4 – Thiago Passeri (Argentina)
Sub 16
1 – Facundo Ruggiero (Argentina)
2 – Keoni Renno (Brasil)
3 – Bastian Arevalo (Peru)
4 – Luca Chipoco (Peru)
Sub 14
1 – Keoni Renno (Brasil)
2 – Facundo Ruggiero (Argentina)
3 – Santiago Tejerina (Peru)
4 – Andres Majluf (Chile)
Sub 12
1 – Romano Menichetti (Chile)
2 – Tadeo De La Fuente (Peru)
3 – Gustavo Frutuoso (Brasil)
4 – Ismael Alcantara (Chile)
Sub 10
1 – Gustavo Frutuoso (Brasil)
2 – Ismael Alcantara (Chile)
3 – Nelson Nagata (Brasil)
Feminino
Sub 18
1 – Isidora Bulto (Chile)
2 – Brianna Barthelmess (Peru)
3 – Chiara Bagoni (Chile)
4 – Katya Wirsch (Argentina)
Sub 16
1 – Brianna Barthelmess (Peru)
2 – Katya Wirsch (Argentina)
3 – Isidora Bulto (Chile)
4 – Lanay Thompson (Brasil)
Sub 14
1 – Valentina Escudero (Peru)
2 – Brianna Barthelmess (Peru)
3 – Matilda Bulto (Chile)
4 – Antonella Caballero (Peru)
Sub 12
1 – Antonella Caballero (Peru)
2 – Colomba Melus (Chile)
3 – Emma Neumann (Chile)
4 – Josefa Melus (Chile)
5 – Antonella Monroy (Chile)