Terminal Portuário recebe quinto Prêmio de Expressão de Ecologia, o mais longevo prêmio ambiental brasileiro, que está em sua 30ª edição e reconhece as organizações alinhadas ao desenvolvimento sustentável
A Portonave, primeiro terminal portuário privado de contêineres do país, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Conservação de Energia, com o _case_ “Transição Energética na Atividade Portuária e seu Impacto na Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”. A cerimônia de entrega do troféu Onda Verde foi realizada pela Editora Expressão em Florianópolis, no sábado (31). No total, 121 projetos se inscreveram e 30 receberam o prêmio, que tem como objetivo parabenizar as organizações engajadas com atitudes sustentáveis.
O Terminal Portuário realiza investimentos pioneiros para reduzir a emissão de GEE em suas operações, principalmente as emissões diretas (Escopo 1) e indiretas relacionadas a consumo de energia (Escopo 2), como a compra de equipamentos ecológicos e o uso de energia limpa. De 2016 a 2023, obteve uma redução de cerca de 60% das emissões de GEE para cada TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentado, atingindo, no ano passado, o menor índice da série histórica. Durante esse período, a redução das emissões somou quase 50 mil toneladas de carbono equivalente (tCO2e).
A Companhia executa uma obra de R$ 1 bilhão para o recebimento de navios maiores, de até 400m de comprimento. Iniciada em janeiro deste ano, a Obra do Cais também possibilitará a instalação de um sistema capaz de alimentar os navios por meio de energia elétrica, em prol do meio ambiente e desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Esta é a quinta vez que a empresa recebe o prêmio. No ano passado, a Portonave foi reconhecida na categoria Gestão ESG (Meio ambiente, Social e Governança, em português). Também, foi premiada em Recuperação de Áreas Degradadas, em 2016, e Gestão Ambiental, em 2009 e 2012.
Nesta 30ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, o Diretor-Superintendente Administrativo do Terminal Portuário, Osmari de Castilho Ribas, também foi reconhecido com o Prêmio Líderes de Expressão, que homenageia as lideranças comprometidas com a sustentabilidade.
Investimentos constantes para descarbonização
Com objetivo de avaliar a troca de nossa frota por alternativas mais ecológicas, neste ano, a Companhia iniciou as operações do primeiro Terminal Elétrico no Sul do país, 100% elétrico, sem emissão de gases poluentes. Nos últimos anos, adquiriu a primeira Eco Reach Stacker da América Latina, com redução de 40% da emissão de GEE, e instalou 318 placas fotovoltaicas para geração de energia limpa. Desde 2022, obtém anualmente o certificado I-REC, o que garante a aquisição de energia limpa para as operações da empresa. Um marco para a redução das emissões foi a eletrificação dos 18 Rubber Tyred Gantry (RTG), guindastes para movimentação de contêineres, em 2016, o que reduziu em 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos, antes movidos a diesel.
Inventário de Emissões GEE
Desde 2010, a Portonave divulga o Inventário de Emissões de GEE, com base no GHG Protocol, que auxilia na identificação de pontos críticos em relação às emissões e adoção das medidas estratégicas de redução. Neste ano, a Companhia foi reconhecida com o selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, devido à publicação do inventário completo, com informações das emissões diretas e indiretas referentes ao ano de 2023. Para conferir, acesse: https://registropublicodeemissoes.fgv.br/estatistica/estatistica-participantes/2354
Parcerias em busca do desenvolvimento sustentável
O Terminal se tornou membro, neste ano, da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, iniciativa que surgiu de uma parceria entre o Porto de Itaqui e a Valencia Ports, com objetivo de buscar soluções integradas com a colaboração dos mais diversos atores, nacionais e internacionais, como outros portos, empresas e sindicatos. Além disso, e parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Companhia realiza um levantamento dos riscos das mudanças climáticas na infraestrutura portuária, que inclui a estruturação de um plano de ação para o Terminal.
Sobre a Portonave
A Portonave, localizada em Navegantes, Santa Catarina, é o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil. De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de janeiro a junho deste ano, é líder em produtividade de navio entre os portos do país, com média de 118 Movimentos por Hora (MPH) — crescimento de 42% nesse indicador em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto, 845.210 TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) foram movimentados.
Sobre a Editora Expressão
Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, desde 1990, a Editora Expressão possui portfólio de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades. Em 1993, o Prêmio Expressão de Ecologia foi criado pela Editora, com o propósito de divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas.
Texto e fotos: Divulgação