A segunda edição do Festival Náutico de Navegantes aconteceu durante o fim de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, e ajudou a consolidar o município no calendário das competições náuticas no estado de Santa Catarina.

Mesmo com o tempo adverso nos primeiros dias de evento, o Festival Náutico de Navegantes reuniu 72 barcos inscritos, 219 velejadores e 12 embarcações (bateiras) para a competição de Papa Lavagem.

Entre os competidores esteve o velejador olímpico Bruno Fontes, que participou de um bate-papo na sexta-feira (23) à noite, na abertura do festival, e contou sobre sua experiência no esporte, o futuro da modalidade no país e os desafios da sua última participação olímpica. Medalhista panamericano, ele participou de três edições dos Jogos Olímpicos como atleta, incluindo a edição mais recente, em Paris, no mês de agosto deste ano.

Foi debaixo de muita chuva que aconteceram, no sábado (24), as regatas de Monotipo e Oceânica. Já no domingo (25), com o tempo aberto, muito sol, poucas nuvens e grande presença do público, aconteceu a disputa de Monotipo, Match Race (barco contra barco) e Papa Lavagem. Esta categoria, por sinal, foi uma novidade na edição deste ano do festival.

A inclusão do Papa Lavagem no evento foi uma forma de trazer de volta uma antiga tradição de Navegantes, em que embarcações pequenas utilizadas por pescadores, conhecidas como bateiras na região, se enfrentam para provar que esses profissionais também sabem remar.

Além da emoção na água, o festival trouxe atrações fora dela, com diversas apresentações musicais locais, como Maykow Santos, Banda Black Tainha, Breno Neto, entre outros. Também houve o espaço gastronômico, ocupado somente por estabelecimentos de Navegantes – quatro restaurantes e uma cervejaria. Essas escolhas, segundo a Secretaria de Turismo de Navegantes, foi para reconhecer a qualidade e o valor da gastronomia do município e da música da região.

O Festival Náutico de Navegantes faz parte do Circuito de Regatas Marina Itajaí – mais especificamente, a quarta etapa -, promovido pela Federação Náutica Catarinense (FNC).