As secretarias de Saneamento Básico e de Obras de Navegantes realizam, ao longo desta semana, melhorias na estrutura de escoamento de esgoto, no Centro. Para isso, as equipes da prefeitura estão substituindo a tubulação subterrânea que passa pela rua Artur Polônio Russi.

Os tradicionais tubos de concreto darão lugar à tubulação feita de polietileno de alta densidade, material também conhecido como PEAD. Segundo a engenheira Jéssica Machado, que coordena a execução das obras no local por intermédio de empresa contratada pelo município, a troca é benéfica em médio e longo prazo, já que a tubulação de PEAD é mais resistente do que as manilhas de concreto e apresenta vida útil de pelo menos 50 anos.

Ela explica que os tubos antigos de concreto podem sofrer rachaduras quando submetidos à ação de cargas externas, como veículos de grande porte que circulam pelas vias urbanas, causando o entupimento da rede de esgoto. Isso gera a necessidade de limpeza com maquinário específico, ou até mesmo a escavação frequente das ruas para a troca das manilhas.

Já a tubulação confeccionada em PEAD, segundo a engenheira, é mais resistente a pressões, uma vez que o material é semiflexível: “Quando recebe uma carga muito alta, o tubo deforma temporariamente, joga os esforços para o solo e volta ao estado inicial sem qualquer danificação da rede”, explica a profissional.

A engenheira afirma que isso garante a diminuição de vazamentos prejudiciais à condução dos volumes de água ou esgoto pela estrutura subterrânea. Além disso, ela relata que o tubo de PEAD é autolimpante, ou seja, resíduos de areia que eventualmente caiam em seu interior serão levados pela chuva, sendo eliminados da parede interna sem a necessidade de escavações ou uso de maquinários pesados.

Com a substituição, as pastas responsáveis pelo empreendimento esperam reduzir os custos de manutenção e a frequência de intervenções para reparo, aumentando a eficiência dos serviços de escoamento do esgoto em Navegantes.

📸 Samantha Silva / Maila Santos