A Secretaria de Agricultura e Pesca de Navegantes participou, na manhã desta quinta-feira (04), de reunião com a gerência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Santa Catarina. O objetivo do encontro, que aconteceu em Ilhota, foi o planejamento das ações do Senar voltadas ao setor para o ano de 2025, na região.
Um dos temas centrais da reunião foi o treinamento de servidores e voluntários sobre hortas escolares e comunitárias, com treinamento em gestão, manejo e técnicas de cultivo. Segundo o titular da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, apesar de o planejamento discutido entrar em vigor apenas no próximo ano, algumas ações poderão ser realizadas ainda em 2024, dependendo das demandas que surgirem.
Para o secretário, ações como essa vêm ao encontro do que preconiza o atual Plano de Governo. “Com a aproximação de entidades representativas do setor, buscamos parcerias para implantar programas, projetos e ações de interesse de produtores rurais, pescadores e artesãos locais”, afirma.
Por meio do programa Formação Profissional Rural (FPR), o Senar oferece cursos para capacitação de produtores rurais, pescadores artesanais e para melhoria de suas atividades. Assuntos como conservação e controle do solo, fruticultura, olericutura, processamento de carnes, turismo rural, pecuária e outros tipos de empreendimento foram amplamente debatidos pela secretaria municipal e pelo Senar.
Na oportunidade, Ferracioli também se reuniu com o secretário de agricultura do município de Ilhota para falar sobre possíveis intervenções em rios e ribeirões limítrofes com Navegantes.