A Secretaria de Saúde inicia, na próxima segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cujo público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade.
Ao todo, 11 unidades básicas de saúde irão ofertar as vacinas. São elas:
- UBS Gravatá;
- UBS Verde Mar;
- UBS Meia Praia;
- UBS São Pedro;
- UBS Central;
- UBS São Paulo;
- UBS Nossa Senhora das Graças;
- UBS Machados;
- UBS Escalvados;
- UBS Porto das Balsas;
- UBS São Domingos II.
Em paralelo, as equipes de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, irão até as escolas do município verificar a caderneta de vacinação das crianças em idade vacinal e irão emitir bilhetes para que os pais e responsáveis possam providenciar a atualização dos esquemas vacinais dos jovens.
A intenção da campanha é garantir que a doença continue erradicada no Brasil, principalmente após o país ter recebido a classificação de alto risco para reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) no ano passado, em especial devido à queda nos índices de cobertura vacinal nos últimos anos, principalmente entre 2019 e 2022.
Serão utilizadas nesta campanha as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Segundo o secretário de Saúde, o médico Pablo Sebastian Velho, parte da importância da campanha é decorrente do processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.
As salas de vacinação das unidades básicas de saúde funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis. Nas UBSs Central, Gravatá, Machados e São Paulo, que funcionam no horário estendido, o atendimento pode variar, então recomenda-se entrar em contato com a UBS de referência para saber mais informações.