Na quarta-feira (17) o Complexo Portuário do Rio Itajaí registrou um momento histórico com a realização da manobra na nova Bacia de Evolução com a maior embarcação “full container” a operar na costa brasileira: o navio APL Paris, de Singapura, com 347,4 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, pertencente ao armador CMA CGM.
A manobra especial teve início às 11 horas, com o navio sendo rebocado de popa (ré) até a área da Bacia de Evolução para a realização do giro. Até o momento, esta é a maior embarcação a realizar testes na nova bacia. Devido à manobra especial, o acesso ao terminal portuário foi interditado durante a saída do navio. Com isso, a travessia do ferry boat e a navegação de embarcações pesqueiras foram suspensas durante o teste.
“É claro e evidente o quanto os municípios de Navegantes e Itajaí cresceram em função da atividade portuária. E o apoio e parceria da municipalidade dos dois municípios, das entidades e de toda a sociedade nos permitiu chegar até aqui e operar o maior navio porta- contêineres que frequenta a costa brasileira. É um marco para nós, muitas dificuldades tiveram de ser superadas e, mesmo com tantas adversidades, a região de Itajaí e Navegantes tem demonstrado que quando essa comunidade se une e busca aquilo que ninguém acredita, o sonho aqui se torna realidade”, destaca Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.
Homenagens especiais
Pela manhã, antes do início da manobra, a Câmara Municipal de Navegantes foi uma das entidades homenageadas pela Superintendência do Porto de Itajaí por sua contribuição para a concretização das obras da nova Bacia de Evolução. No ato, o Poder Legislativo Municipal de Navegantes foi representado pelo presidente, vereador Paulo Rodrigo Melzi (MDB), que recebeu a placa de homenagem do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. A cerimônia destacou o trabalho e a união demonstrada durante todo o processo de estudos técnicos e na busca por recursos financeiros para a execução das obras.
“É preciso destacar a atuação dos nossos vereadores em todo este processo de viabilização desta obra fundamental para o desenvolvimento de Navegantes, Itajaí e região. Desde meados de 2012, quando iniciaram os estudos técnicos para viabilizar esta obra, nossos parlamentares trabalham em conjunto com as demais autoridades e entidades da região na busca por recursos, apoio, sensibilizando os Governos Estadual e Federal sobre a importância desta obra e a necessidade de aportes financeiros para tirá-la do papel. É motivo de orgulho e serve de estímulo para continuarmos unidos, pois ganha Navegantes, região e toda Santa Catarina”, observa Paulo Melzi.