A Prefeitura de Navegantes, representada pelas Secretarias de Governo e Turismo, participou da audiência pública 03/2024 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Governo Federal, na terça-feira (23), com foco na concessão do Porto de Itajaí. Durante a reunião, o município pleiteou algumas demandas, sendo a principal delas a revitalização do Molhe do Pontal.
Durante a ocasião, foi exibido vídeo com a proposta do projeto de modificação do molhe localizado no bairro São Pedro, que conta com uma área de aproximadamente 27 mil metros quadrados, voltada para o esporte, cultura, lazer e a segurança do local.
A revitalização, no entanto, passa pela autorização da Autoridade Portuária, pertencente ao município de Itajaí. Segundo a ANTAQ, a nova concessão do Porto de Itajaí prevê em seus investimentos obras de revitalização e readequação do Molhe do Pontal, mas ainda não há uma data prevista para início dos trabalhos.
Representando a administração navegantina na reunião, o secretário de Governo, Dagmar de Oliveira, apresentou também o projeto Parque Linear com ênfase na proteção costeira e ordenamento do litoral, bem como uma oportunidade de integração urbana, preservação ambiental e promoção ao turismo. O secretário também pleiteou prioridade na remoção do casco submerso do navio Pallas, naufragado no Rio Itajaí-Açu há 131 anos, possibilitando assim, o aumento da capacidade da Bacia de Evolução para importante desenvolvimento da região.
Sobre o projeto
O projeto contém:
Espaço caiaque
Espaço coberto para área técnica e para gastronomia móvel
06 quadras beach tênis integrado com a restinga
01 quadra basquete e futebol
Podium
Pet place
Bicicletário
Em todo parque pista de corrida 1.500 m
Ciclovia margeando todo parque
Acesso à praia para manutenção
Roda de capoeira
Sanitários
03 canchas bocha
Academia
Espaço próprio para ambulância
Praça skate park
02 playgrounds
02 quadras 3×3
Cestas de basquete ao longo do parque
Espaço monumental em homenagem às vítimas da covid
Anfiteatro
03 binóculos de chão.