O APL Paris, de 347,40 metros de comprimento e é um marco histórico para a comunidade portuária de Itajaí e Navegantes.
O APL Paris, maior navio full contêiner a atracar em portos brasileiros, chegou nessa terça-feira (16) ao Complexo Portuário de Itajaí. Ele tem 347,40 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), com capacidade para transportar até 10.798 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O navio pertence ao armador CMA CGM, com bandeira da Singapura e vem do Porto de Caucedo (Santo Domingo, Republica Dominicana).
A embarcação entrou no canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí de proa (frente) e atracou no berço 03 da Portonave. A manobra teve início às 12:55h e foi finalizada com sucesso as 14:02h.
As manobras com essa classe de navios, denominados ItajaíMax – navios de até 350 metros, que é o tamanho máximo que pode ser operado nesse momento no Complexo – são resultado do planejamento, dos estudos e do treinamento de todos os envolvidos, para que essas embarcações possam operar de forma viável e segura”, reforça Wallace Siqueira Bezerra, presidente da Praticagem.
Na quarta-feira (17), o navio parte para o Porto de Singapura. A embarcação saíra de popa (ré) do berço 03 da Portonave e será rebocada até a área da Nova Bacia de Evolução, na Baía Afonso Wippel, onde realizará um giro de 180° e na sequencia segue seu destino marítimo.
O início da manobra está previsto para às 12h (meio-dia), mas o horário pode sofrer alterações devido as melhores condições climáticas e de maré para a saída e respectivo giro da embarcação.
Em termos de comparações com o comprimento do navio APL Paris, o mesmo é mais comprido até mesmo que a Torre Eiffel em Paris (França), com 324 metros de altura, superior ainda na extensão ao equivalente de 3 campos e meio de futebol e ainda mais comprido que o maior prédio (em construção) no Brasil, localizado na cidade vizinha de Balneário Camboriú com 280 metros de altura.
Para a entrada do APL Paris, o canal foi interditado as 12:55h e liberado as 13:57h. A travessia do ferry boat foi paralisada as 13:35h e retomada as 13:43h (08 minutos de interdição).
O objetivo é para garantir a segurança da manobra e de todos os que trafegam pelo Canal. Amanhã essa situação se repete para a saída do navio. A previsão é que a manobra inicie as 12h, com interrupção do canal entre 12h e 14h. A travessia no ferry boat e a navegação no canal podem ser liberadas antes desse horário, dependendo do andamento da manobra.
A manobra foi coordenada e monitorada pela Marinha do Brasil, (Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí), Superintendência do Porto de Itajaí, Praticagem, Terminais Portuários (APMT e Portonave) e pela empresa de rebocadores. Para a organização do trânsito e bloqueio de entrada e saída do ferry boat, a Codetran (Itajaí) e Navetran (Navegantes) prestarão o apoio necessário, assim como a Guarda Portuária que atua em terra e no bloqueio do canal de acesso.