O Instituto Ambiental de Navegantes – IAN e a Secretaria de Agricultura e Pesca divulgam que dois cavalos estão disponíveis para adoção. 
De acordo com o Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, um dos equinos foi recolhido ao ser utilizado para puxar carroças de tração animal, o que é proibido no município, ainda com o agravante de ser utilizado para cometimento de crime ambiental.

“O IAN junto com a polícia militar autuaram em flagrante o indivíduo. O animal foi encaminhado para que pudesse seguir para o processo de adoção. Vale lembrar que tração animal em área urbana em Navegantes é proibido pela Lei Municipal nº 3100/2016”, declara o superintendente. 

Adoção

Os animais estão abrigados sob os cuidados do município. No local, eles recebem acompanhamento veterinário e ficam soltos no pasto.
As visitas podem ser agendadas diretamente com a Secretaria de Agricultura, no telefone (47) 3185-2335.

Para adotar, conforme o Decreto nº 89/2021, é necessário apresentar um requerimento ao IAN que deve constar:

–  Adoção de animais de grande porte de pessoas físicas: documento de identidade, inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, comprovante de residência.

–  Adoção de animais de grande porte de pessoas jurídicas: registro comercial ou ato constitutivo, inscrição no Cadastro de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Para garantir que os animais vão estar bem cuidados, é feito pelo IAN o acompanhamento periódico, a cada seis meses. O adotante deverá comprovar o local adequado, com no mínimo um hectare e estábulo em condições para o bem-estar do animal. 

É vedada a adoção para a prática de tração animal. Os animais adotados não poderão ser comercializados, doados ou submetidos a maus tratos.