Navegantes perdeu hoje um de seus filhos mais ilustres ligado ao esporte e ao carnaval. Morreu nesta manhã de terça-feira (04), o querido Célio Roberto Francisco, ou simplesmente DUCA, como era conhecido por todos.
Ao longo de sua vida, DUCA teve três paixões, o futebol, política e o samba. Quando garoto vivia correndo atrás de bola, passou por alguns clubes amadores e até jogou profissionalmente por um tempo. Seu time de coração era o Flamengo e ultimamente, já com a saúde debilitada, seu maior passatempo era assistir os jogos do Mengão.
Trabalhou por anos na CASAN, onde fez muitos amigos e percorreu várias cidades. Depois de sair de lá, foi convidado a trabalhar na Prefeitura de Navegantes, primeiro emprestando seu conhecimento técnico na área de água e saneamento. Depois DUCA passou pela Fundação de Esportes, onde chegou a ser superintendente e pelo Turismo, onde também contribuiu muito com a criação da Liga do Carnaval e com a organização de vários desfiles.

Tinha uma grande ligação com o Carnaval de Florianópolis e do Rio de Janeiro. Mangueirense de coração, foi convidado a desfilar várias vezes pela Verde e Rosa e com seu carisma, trouxe sambistas famosas do Rio de Janeiro a se apresentarem em Navegantes. Promovia excursões ao Rio e muita gente conheceu o carnaval carioca de perto por intermédio dele, que todo ano levava uma galera para assistir e participar do “Desfile das Campeãs”.
Foi um dos fundadores do tradicional Bloco Carnavalesco Cara & Coragem e quando saiu da agremiação fundou o Bloco Águia de Ouro, do qual foi presidente. Enquanto esteve à frente da Liga Carnavalesca de Navegantes pregou a união e foi um ferrenho defensor da tradição dos desfiles de rua dos blocos e escolas de samba da cidade.
DUCA também era envolvido com política, foi presidente do PP navegantino, mas sempre foi respeitado pelos adversários políticos.