De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, só nas duas primeiras semanas de janeiro, a empresa contratada recolheu 15 animais, que estavam soltos próximos às rodovias da cidade. Inclusive, um deles, num acidente com um veículo. Todas as solicitações de resgate são atendidas mediante autorização da Pasta e o serviço é disponibilizado durante o horário da Prefeitura para recolher em sistema de plantão 24 (vinte e quatro) horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados pelo telefone: (47) 99602-8490

Após o resgate, a empresa comunica as veterinárias da Secretaria de Agricultura e Pesca para verificação do estado de saúde do animal, recolher o auto de apreensão e fazer o relatório fotográfico do animal. O Secretário da Pasta, Jairo Romeu Ferracioli, responsável pelo contrato com a empresa de recolhimento, pede mais responsabilidade dos proprietários de animais. Ele ressalta que a intenção é chipar todo animal apreendido com a identificação do proprietário e responsabilizar, judicialmente, em caso de acidente.

Já, para a Vereadora Sol Dapper, defensora da causa animal, a chipagem é uma ferramenta que visa oferecer mais segurança, tanto ao animal, quanto à população em geral. Ela apoia a ideia, pois facilita a identificação dos tutores que, em alguns casos, têm o hábito de amarrar os animais próximos às estradas e BRs e que acabam deixando-os fugir aumentando os riscos de acidentes. Além da questão dos maus tratos, nos casos em que eles ficam expostos ao tempo, em pastos, muitas vezes alheios, sem água e sem nenhum abrigo.