No mês de agosto, o município de Navegantes completa 60 anos de emancipação político-administrativa. Ao longo dessas 6 décadas, a cidade cresceu e muita coisa mudou. Como todas as coisas tendem a mudar com o passar dos anos, a Fundação Cultural propôs um projeto denominado “Cápsula do Tempo – Navegantes 60 anos”.

O superintendente da pasta, Marcos Montagna, explica que nessa cápsula, serão inseridos conteúdos relacionados ao momento atual, por meio de cartas, fotos, objetos, trazidos por pessoas da comunidade, estudantes, entidades, servidores, personalidades, autoridades, enfim, diversos segmentos.

“A Cápsula tem múltiplos valores. No momento em que se reflete sobre o que será colocado, ocorre uma leitura histórica, é onde se elege aquilo que é muito importante para os outros saberem no futuro. E quando ela é revelada, o passado e o presente se alcançam. Ela é um registro inalterado de como era o modo de vida, ou seja, um pedacinho daquele passado”, pontua o superintendente.

O local e a data exata do fechamento da cápsula, será informado posteriormente. De qualquer forma, a intenção é que ela fique guardada por 10 anos e no aniversário de 70 anos da cidade, o conteúdo seja aberto para que seja possível fazer o encontro do passado e do presente, trazendo a história pregressa com festa e saudosismo.