A prevenção é a maior arma para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikunguya e febre amarela. Desta forma, a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho de intensificação nesse sentido, através da Vigilância Ambiental. Somente em 2021, foram 42.048 imóveis tratados pelos agentes de endemias, durante as visitas in loco.

De acordo com a responsável pela Vigilância Ambiental, Diane Assunção, o trabalho é contínuo e nesse início de 2022, os agentes acompanham 265 armadilhas espalhadas pelo município, sendo que já foram identificados 274 focos do mosquito e um caso positivo importado, ou seja, contraído fora do município.

A secretária de Saúde, Luciane Nesello, explica que a luta contra a dengue é de todos, o poder público atua continuamente, através da Vigilância Ambiental. Agentes devidamente identificados, fazem vistoria nas residências, verificam o pátio, calhas, piscina, caixa d’água, ralos, vasos de flor, tampinhas de garra, pneus, em suma, tudo o que possa acumular água. Durante a visita, quando o morador está em casa, eles esclarecem dúvidas e fazem algumas orientações, a principal é evitar o acúmulo de água parada no quintal.

Em caso de denúncias, podem ser feitas através do e-mail saude.dengue@navegantes.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3185-2008.