As obras da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, no Parque Natural Municipal de Navegantes, no bairro de Pedreiras, iniciam em janeiro, contemplando a revitalização de todos os acessos da gruta, desde a escadaria ao templo religioso.
O Superintendente do Instituto Ambiental (IAN), Marcos Zaleski de Matos, ressalta a importância de abrir novamente o Parque Ambiental para visitação, por se tratar de um espaço cultural, religioso e ambiental.
“O início das obras da gruta é um passo importante por ser aguardado pela população. No futuro, planejamos um novo investimento para o Parque Ambiental, com uma sede e um sistema de trilhas”, informou.
O superintendente destaca que as ações executadas no Parque Natural Municipal contam com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (CONGEPAN).
“Ao CONGEPAN, um agradecimento especial. Os conselheiros nos ajudam a criar as propostas, a planejar, a dar ideias e pensar juntos sobre a construção e desenvolvimento do parque, da melhor forma possível”, finalizou.
Sobre a Obra
O IAN obteve os recursos para o início das obras de revitalização da gruta após um tempo de tramitação, junto à Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que analisa todos os pedidos de Compensação Ambiental para as Unidades de Conservação.
O Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que os recursos para a revitalização da gruta foram por meio da compensação ambiental da Portonave.
“Houve um tempo de análise superior ao planejado, devido à decorrência da pandemia e da elevação significativa dos preços da construção civil no decorrer do ano”, explicou.
A Gruta Nossa Senhora do Guadalupe faz parte da Unidade de Conservação, cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é o Parque Natural Municipal de Navegantes, sendo a gruta um atrativo que se encontra dentro da poligonal do parque.