Um flagrante de crime ambiental aconteceu nesta segunda-feira (27). Mais uma ação conjunta entre a Polícia Militar e o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).

Desta vez, o flagrante de crime ambiental, aconteceu próximo a uma creche no bairro de Machados, com o lançamento de resíduos sólidos de diversas categorias: (plástico, metal, galhadas, entulho…) em desacordo com leis e normas vigentes, configurando crime ambiental pela quantidade e tipos de resíduos.

O infrator foi autuado por crime ambiental e responderá administrativa, civil e criminalmente. O infrator estava em desacordo com as leis e atos normativos, enquadrado no Art. 62, inciso V, da Lei Federal 6514/08, resultando em um auto de infração ambiental com indicativo de multa de R$ 7.500,00.

De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, a autarquia tem montado um planejamento estratégico nas ações de fiscalização ambiental em parceria com outras entidades.

“A eficiência e empenho dos fiscais merecem o nosso reconhecimento, desta forma, estamos tendo resultados mais efetivos, e os infratores estão sendo responsabilizados de forma severa. Precisamos romper essa cultura da destinação dos resíduos de qualquer jeito sem responsabilidade ambiental. Destinar resíduos sólidos sem respeito as normas é crime ambiental e o infrator vai responder pelo ato.” afirma.

Para fazer a destinação correta, ambientalmente adequada, destes resíduos quando não recolhidos pela Recicle, o cidadão deverá contratar um serviço especializado privado para a destinação correta.

“Não podemos tolerar ações que degradam o meio ambiente, poluindo a cidade e colocando em risco a saúde pública”, finalizou o superintendente.