A passagem do Dia de Finados, data em que os jazigos ficam repletos de vasos e flores nos cemitérios, é um período que intensifica o trabalho das equipes que atuam no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikunguya.
Na manhã desta quarta-feira (03), os agentes de endemias do município, acompanhados de funcionários da Secretaria de Obras, realizaram a inspeção e a limpeza nos cemitérios municipais. Com muito cuidado e respeito as homenagens que as pessoas prestaram aos seus entes queridos, os trabalhadores passaram recolhendo as embalagens de celofane que envolviam os vasos, pois, elas acumulam água e facilitam a proliferação das larvas.
Embora exista a Lei municipal N° 3022 de 19 de agosto de 2015, que estabelece as normas para colocação de vasos e floreiras em cemitérios do município de Navegantes, muitas pessoas ainda levam objetos que acumulam água.
Os agentes trabalharam com um martelo apropriado para fazer furos nos vasos que não possuem, para que a água fosse escoada. Além disso, no caso das sepulturas que possuem vasos fixos, eles colocaram larvicidas para combater o mosquito.
Os cemitérios são considerados locais críticos, que necessitam constante vigilância, devido ao número elevado de possíveis criadouros e por ser um ponto onde já foi detectada a presença do mosquito anteriormente. Desta forma, o serviço de combate à dengue nesses locais acontece durante todo o ano, mas é intensificado nesse período, devido à maior necessidade.