O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, é uma data emblemática para que a Saúde trabalhe a importância sobre a prevenção e o tratamento adequado da infecção. Em uma década, o Brasil somou 783 mil casos da doença. No último ano, foram 8.802 casos somente em Santa Catarina.

A sífilis é curável e facilmente detectável. Em Navegantes, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (Ceta) disponibilizam, de forma gratuita, o teste rápido, que fica pronto dentro de alguns minutos. Além disso, é possível fazer os exames laboratoriais para detecção, conforme orientação médica.

Tratando-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a sífilis pode ser prevenida com o uso de preservativo durante todas as relações sexuais. Porém, a principal preocupação da Saúde é com relação às grávidas, que se infectadas e não tratadas de forma adequada, podem resultar em aborto espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e morte ao nascer. Por isso, é indispensável o acompanhamento das gestantes e seus parceiros sexuais durante o pré-natal.

O tratamento é simples e pode ser feito nas UBSs e no Ceta. Ele é realizado com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução do quadro.

O médico infectologista do município, Pablo Sebastian, alerta que, apesar de ser curável, ter sido infectado uma vez pela sífilis não promove a imunidade. Por isso, recomenda-se que os cuidados de prevenção para a doença continuem mesmo após o tratamento finalizado.

Além disso, o médico destaca que a sífilis pode ser uma doença assintomática, sendo possível não ter sintomas, mas continuar a transmissão.

Dentre os sintomas da doença estão feridas nos órgãos genitais (sífilis primária), manchas, pápulas e lesões em partes do corpo como palmas nas palmas das mãos e plantas dos pés, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas (sífilis secundária), disfunção de vários órgãos, lesões ulceradas na pele, complicações ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo até mesmo levar o paciente à óbito (sífilis terciária, fase mais grave da doença).

Para mais informações, procure a UBS mais próxima da sua casa ou o Ceta (Rua Santos Dumont, 448, Centro).